Como fazer uma bolsa | Passo a Passo prático

5
14
Ago 17
658784
Passo a passo
Quer aprender a fazer uma bolsa utilizando a sua máquina Singer e apenas 2 tecidos diferentes?
Confira esse passo a passo feito Ateliê Vamos Costurar. É incrível e super fácil de fazer! 

Materiais:

  • 2 cores de tecido
  • Cadarço de algodão para alça
  • Máquina de Costura (utilizamos a Facilita Pro 2918)

 

Molde:

Para desenhar seu molde, corte um retângulo de 42 x 37 cm e nos dois cantos de baixo, corte quadrados de 5 x 5 cm. Você ficará com um molde como o da imagem e é nesse molde que deverá cortar:

  • (2x) Tecido Principal (Jeans)
  • (2x) Tecido Forro (Tesourinhas)

Para as alças, cortar:

  • (2x) 50 x 7 cm Tecido Forro (Tesourinhas)

Passo a Passo

 

Vamos começar preparando as alças.

1- Dobrar o tecido da alça ao meio, direito com direito, e passar uma costura na lateral, com retrocesso no início e no fim. Repetir esse processo para as duas alças.

 

2 – Para desvirar, usar uma pinça com trava (própria para desvirar alça ou passar elástico), prender na ponta de uma parte da alça e passar a pinça por dentro dela, como se fosse vestir a pinça com a alça. Depois de desvirar, usar a pinça para passar o cadarço de algodão por dentro da alça, para dar estrutura.

 

3- Rebater uma costura nas duas laterais das alças e reservar.

 

4- Agora vamos montar o corpo da bolsa. O passo a passo que for feito com a parte principal da bolsa (jeans) também vai ser feito com a parte do forro (tesourinhas), exatamente igual.

Posicionar as duas partes cortadas em jeans, direito com direito, alfinetar e costurar as duas laterais e a parte de baixo, lembrando de fazer retrocesso e de não costurar as cadeirinhas.

 

5- As cadeirinhas ficaram sem costura, porque agora vamos montar o fundo da bolsa. E pra isso, vamos abrir essa cadeirinha, fazendo com que as costuras da lateral e do fundo fiquem uma sobre a outra.

 

6- Alfinetar e passar uma costura, pé de máquina. Repetir do passo 4 ao 6 com os tecidos do forro.

 

7- Desvirar a parte jeans para o lado certo, medir o meio da bolsa e do meio, medir 6cm para um lado e 6cm para o outro. E da marcação para fora, vamos aplicar a alça, cuidando para não aplicar torcida.

 

8- Dessa forma. Do outro lado da bolsa, não precisa fazer nenhuma marcação, é só se basear pela alça colocada do outro lado.

 

9- Pra facilitar a próxima costura, vamos retirar o braço da máquina (Facilita Pro 2918) e levar a agulha para o canto direito para costurar as alças.

 

10- Passar uma costura, apenas de segurança, nas alças.

 

11- Com as duas partes da bolsa, prontas. Deixar o forro do avesso e a parte de fora desvirada e vestir a parte jeans com o forro, fazendo com as estampas se encontrem direito com direito.

 

12- Alfinetar a volta toda, fazendo com que as costuras laterais se encontrem, pra bolsa não ficar torta. Marcar uma abertura entre as alças para desvirar a peça no final.

 

13- Costurar a volta toda, com pé de máquina e agulha centralizada, sem esquecer dos retrocessos e da abertura. Desvirar a peça.

 

14- Levar a agulha pro lado direito para que a costura caia bem na bordinha da bolsa e passar uma costura a volta toda, fechando a abertura por onde desviramos a bolsa.

 

Prontinho! Peça finalizada.

 

Gostou? Deixe seu comentário ou sugestão! Vamos adorar saber a sua opinião. 😉

E não se esqueça de compartilhar com a gente os seus trabalhos. É só acessar http://euquefiz.singer.com.br/ e enviar uma foto bem legal! Vamos compartilhar as melhores na nossa página!

Versão para impressão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *