Uma almofada pronta para o Natal

11
14
Nov 13
252589
Passo a passo

Que tal mais um passo a passo lindo para ir preparando seus presentes e decoração do fim do ano? Hoje quem vai ensinar a gente a fazer uma almofada bem natalina é a Lu Gastal. Preparadas?

Adoro a época que antecede o Natal! Além das festividades, da gente se permitir parar pra confraternizar com os amigos que não vemos com frequência durante o ano, curtir a família e decorar a casa são, pra mim, os melhores momentos. Na minha casa é sagrado – ainda em novembro as luzinhas da árvore de natal já se acendem! Mas sobre isso contarei adiante.

O post lugastal de hoje traz a sugestão de uma almofada super charmosa, que pode ser produzida com tecidos natalinos, ou não – depende do seu gosto. Que tal dar uma vasculhada na prateleira de tecidos, escolher 3 estampas bem bacanas e produzir a sua almofada natalina?

O projeto é de dificuldade média, e requer atenção, principalmente no corte e montagem da lâminha principal (parte da frente da sua almofada). Então vamos lá? Mãos à obra!
pap singer 1 - material

1. Material: alfinetes, tesoura, 3 estampas diferentes para a base da almofada, tecido para forro, plumante (enchimento) para a almofada, 6 botões. Passe os tecidos a serem utilizados antes de cortar.

pap singer 2 - corte
2. Conforme a figura anexa, corte todos os pedaços da árvore de natal, usando tecido estampado para a árvore, em tons terrosos para o tronco, e cores neutras para as laterais. A intenção é realçar a árvore com cores e estampas.

pap singer 3 - passe o tecido
3. Após cortados, passe novamente cada parte do seu pinheiro;

pap singer 4 - montagem e numeração
4. Antes de fazer o patchwork dos pedacinhos de tecido (já cortados), disponha todos em cima da mesa, e cole etiquetas adesivas em cada um, a fim de numerá-los, o que facilitará muito a costura, evitando que partes sejam costuradas erroneamente. Comece a numerar da base para o topo da árvore, etiquetando as 3 partes da base com A1, A2, A3, e assim sucessivamente: parte acima da base A4 A5 A6, a próxima “fila” B1 B2 B3, e a fila do topo classifique como C1 C2 C3. A próxima estapa é costurar as tiras de tecido;  uma direito com direito do tecido, alfinete e costure, observando a ordem:
– emende os pedaços A1 A2 A3
– A4 A5 A6
– B1 B2 B3
– C1 C2 C3
Importante ter atenção para usar o mesmo pé de máquina (aquela margem entre o calcador e a agulha de costura) em todas as emendas, a fim de deixar o pinheiro em medidas exatas e proporcionais.
5. Após costurar as 4 tiras do pinheiro, é momento de emendá-las, na seguinte ordem: fileiras A + A,  fileiras B + C; e, por último, emende a dupla de fileiras A com a dupla de fileiras BC.
pap singer 5 - costura
Feito? Passe novamente, para acomodar as costuras do avesso. E a próxima etapa é cortar uma lâmina de tecido liso, do tamanho exato que ficou a sua lâmina base (onde foi feito o patchwork do pinheiro). Sobreponha ambas as lâminas, alfinete em toda a extensão, e costure em toda a base da almofada, deixando um espaço de aproximadamente 15 cm para colocar o enchimento. Vire a peça, passe, e após colocado o enchimento, feche com pontinhos invisíveis o buraco por onde a almofada foi desvirada.

Para detalhes, use sua imaginação: coloque botões coloridos, borde detalhes como estrelas e mini bolinhas (use e abuse do ponto de bordado mais lindo do mundo: o nó francês!).
pap singer - almofada
E a almofada estará pronta e linda!

Super beijo, e acompanhem o blog lugastal.com.br, porque novidades sempre chegam por lá!

Versão para impressão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. carla

    Lindo projeto, mas para iniciantes como eu, sem as medidas ( faixas, triângulos) fica impossível de fazer… uma pena, os projetos da LU são lindos, mas… para quem não tem prática, impossíveis de realizar… frustrante…

    Reply

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.