Tudo sobre agulhas

47
30
Out 13
241644
Primeiros passos

A agulha é uma das partes mais importantes da máquina de costura. Existem cuidados que garantem que a costura fique perfeita, como escolher a agulha apropriada para o tecido e para a linha que você vai utilizar, o que faz com que a linha não quebre e os pontos fiquem perfeitos, sem estragar o tecido ou danificar a agulha.

Como esses cuidados com a agulha são essenciais, adoramos esse post do Como Faz?, que, apesar de ser um pouco antigo, continua com dicas super legais que nunca ficam velhas. Aqui vão as partes que achamos mais bacanas e que ajudam a acertar na hora de escolher a agulha para o seu projeto.

Tipos de agulhas

Agulhas de ponta normal ou fina (Sharp points, regular ou microtex) 

Como é: Tem a ponta levemente afilada.
Serve para: Tecidos planos porque a ponta fina “machuca” menos o tecido
Tamanhos: 9 a 18

Agulhas de ponta universal (Universal point) 
Como é: Tem a ponta levemente arredondada.
Serve para: Tecidos planos e malhas, por estar no meio termo entre afilada e arredondada.
Tamanhos: 11 a 14

Agulhas de ponta arredondada (Ball point ou stretch)
Como é: Tem a ponta arredondada. Quanto maior a agulha, mais arredondada.
Serve para: Malhas e tecidos stretch porque ela “escorrega” entre os fios da malha, ao invés de espetar. São ainda mais necessárias em malhas que estragam quando um fio se parte (fio corrido).
Tamanhos: 9 a 16

Agulhas de bordado (Embroidery needles)
Como é: Tem o buraco maior, para passar fios de bordado que são mais grossos.
Serve para: Bordados decorativos. O buraco maior quebra menos a linha.
Tamanhos: 11 a 14

Agulhas de quilting (Betweens) 
Como é: Menor do que uma agulha normal, com o buraco pequeno, porém mais forte.
Serve para: A ponta reforçada serve para passar por várias camadas de tecido (quilt sanduíche) e para passar por cima de outras costuras.
Tamanhos: 9 a 12

Agulhas de pesponto (Topstitching)
Como é: O buraco dessa agulha é um pouco maior,
Serve para: Acabamentos pespontados, com um ou dois fios de linha.
Tamanhos: 9 a 14

Agulhas para jeans (Denim)
Como é: A concavidade é mais funda e a ponta é afilada.
Serve para: Tecidos pesados como jeans, lona, vinil e couro sintético. Desenhada para costurar sem pressionar o tecido no buraco da chapa da agulha.
Tamanhos: 9 a 16

Agulhas de ponta facetada (Wedge point ou Leather) 
Como é: A ponta da agulha é fina, com as bordas facetadas.
Serve para: Couro e vinil. A ponta facetada é feita para furar o tecido criando um buraco que se fecha sobre ele mesmo quando a agulha sobe novamente.
Tamanhos: 11 a 18.

Tamanhos de agulhas

Sabendo o tipo de agulha, a regra básica de tamanho é: tecido mais grosso, agulha maior.

  • Tecidos delicados: Para seda, chiffon, voil, renda e organza, 9 costuma ser a mais indicada.
  • Tecidos leves: Tecidos sintéticos leves, tafetá ou chamois, levam tamanho 11.
  • Tecidos médios: Popeline, linho, musseline, crepe, flanela, malhas, jersey, lã, e tecidos stretch podem usar 14.
  • Tecidos médios a pesados: Para gabardine e tweed, agulhas 16 são mais apropriadas.
  • Tecidos pesados: Jeans, tecidos para estofados e lona usam agulhas 18.

Comprando agulhas

A dica mais importante para comprar agulhas é levar anotado o modelo da sua máquina. Pergunte para o atendente quais são as agulhas para aquela máquina e evite dores de cabeça.

Escolher as mais baratinhas também pode te custar a paciência na hora de costurar, com muito quebra-quebra. Uma agulha de boa qualidade costuma ser suficiente para de 8 a 10 horas de trabalho.

Dicas de uso

  • A agulha está cega ou lascada? Troque na hora ou você vai correr o risco dela estragar o tecido e perder peça.
  • Trocar a agulha toda vez que começa um projeto novo também é uma boa prática. As agulhas não são tão caras, então vale a pena tomar esse cuidado.
  • Cheque sempre se a agulha está com a parte reta corretamente encaixada na máquina. Se não estiver, ela vai dar pontos em falso ou não formar o ponto.
  • Agulha torta ou suja: NEM PENSAR!

Adoramos as dicas! O post completo você pode ler clicando aqui.

 

 

 

Versão para impressão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Singer

      Olá Diva, boa tarde!

      Escreva suas dúvidas através do Fale Conosco do nosso site pelo link: http://www.singer.com.br/fale-conosco/. Seu e-mail será encaminhado para a respectiva área e em breve você receberá um retorno da nossa Equipe. Ou ligue no nosso SAC no telefone 0800 702 2323. O atendimento via 0800 é realizado de segunda a sexta das 08:00 h às 18:00 h.
      Mas não esqueça de informar qual o modelo de máquina que está acontecendo esse problema. Abraços.

      Reply
    1. Singer

      Olá Arlete, boa tarde!
      Por favor, escreva suas dúvidas através do Fale Conosco do nosso site pelo link: http://www.singer.com.br/fale-conosco/. Seu e-mail será encaminhado para a respectiva área e em breve você receberá um retorno da nossa Equipe. Ou ligue no nosso SAC no telefone 0800 702 2323. O atendimento via 0800 é realizado de segunda a sexta das 08:00 h às 18:00 h.
      Além disso temos um vídeo com várias dicas de como usar acessórios. Aproveite aqui -> http://www.youtube.com/watch?v=JnXGBPvdo_s. Obrigado.

      Reply
    1. Singer

      Olá Gerusa, tudo bem?

      Vamos poder lhe ajudar melhor através do fale conosco do nosso site pelo link: http://www.singer.com.br/fale-conosco/. Seu e-mail será encaminhado para a respectiva área e em breve você receberá um retorno da nossa Equipe. Ou ligue nosso SAC no telefone 0800 702 2323. O atendimento via 0800 é realizado de segunda a sexta das 08:00 h às 18:00 h. Abraços.

      Reply
    1. Singer

      Olá Vania, boa tarde!

      Tudo bem? Os acessórios podem ser comprados através de nossas revendas: http://www.singer.com.br/assistencia-tecnica/ e
      lojas de aviamentos. O Dotan do Ateliê na TV também vende pelo site -> http://www.atelienatv.com.br/ ou pelos telefones Tel 11 38755599 ou 11 38754900.
      Se tiver alguma dúvida, ligue para nosso SAC no telefone 0800 702 2323. O atendimento via 0800 é realizado de segunda a sexta das 08h às 18h.
      Abraços.

      Reply
  1. maria do amaral leite

    Preciso de ajuda para encontrar agulhas para a minha ultralok, sei que ela é antiga mas excelente, e não encontro agulha em Fortaleza Ceará. A máquina e uma 14U344B/354B overlock de 3 e 4 linhas. Outra coisa que não encontro aquele parafuso que aperta a agulha, um foi perdido na manutenção e nunca mais foi encontrado e preciso usar as duas agulhas e não posso. Por favor como resolver as peças aqui na minha cidade são deficientes, nem tudo que se procura se encontra.

    Reply
    1. Singer

      Olá Maria, tudo bem?
      Para saber preços e comprar os acessórios, consulte nossas revendas acessando -> http://www.singer.com.br/assistencia-tecnica/.
      Se tiver dificuldade em encontrar nossa equipe poderá lhe ajudar melhor através do Fale Conosco. Escreva pelo link: http://www.singer.com.br/fale-conosco/. Seu e-mail será encaminhado para a respectiva área e brevemente receberá um retorno.
      Ou ligue no nosso SAC no telefone 0800 702 2323. O atendimento via 0800 é realizado de segunda a sexta das 8:00h às 18:00h. Abraços.

      Reply
    1. Singer

      Olá Clice, tudo bem?
      Vamos poder lhe ajudar melhor através do fale conosco do nosso site pelo link: http://www.singer.com.br/fale-conosco/. Seu e-mail será encaminhado para a respectiva área e em breve você receberá um retorno da nossa Equipe. Ou ligue nosso SAC no telefone 0800 702 2323. O atendimento via 0800 é realizado de segunda a sexta das 08:00h às 18:00h. Abraços.

      Reply
  2. Soraia Cristina Pires

    Gostaria de comprar agulhas para minha ultralock da singer e outros que vou precisar…… mas at´´e agora só escutei… NÃO, NÃO TEM, NÃO….
    podem indicar site ou lojas em Goiânia que vendem (liguei pra vária, e fui em outras, mas nunca tem. Grata
    Soraia

    Reply
    1. Singer

      Olá Soraia, tudo bom?
      A Singer não faz venda direta de seus produtos, os acessórios e peças podem ser comprados através de nossas revendas e lojas de aviamentos. Localize a revenda mais próxima de você: http://www.singer.com.br/onde-comprar/.
      Se tiver alguma dúvida, ligue para nosso SAC no telefone 0800 702 2323. O atendimento via 0800 é realizado de segunda a sexta das 8:00h às 18:00h.
      Abraços, equipe Singer 😉

      Reply
  3. Valmir Inácio

    Excelente o Blog, parabéns. Estava revirando a net em busca de informações sobre agulhas e encontrei tudo que queria aqui. Estou montando meu ateliê de costura, pois herdei o gosto pelo negócio da minha mãe (in memorian) e também 1 máquina overlock e 1 reta industrial marbor JDB 177-3. Não tenho o manual dela e tenho algumas dúvidas, como por exemplo: que tipo de agulha ela usa (se é cabo grosso ou fino), pois a mesma é um pouco antiga mas está em excelente estado. Não sou profissional da área e tudo que sei aprendi vendo a minha mãe costurar e as vezes consertava e regulava as máquinas, pois sou Técnico em eletricidade e mecânica e trabalho no setor elétrico (geração de energia). Faço trabalhos para mim mesmo e para minha esposa e filhos como: ajustar calças (deixar slim) ajusto comprimento de mangas dos meus ternos (deixo original, inclusive com a abertura palito) barras de calça jeans e muitas outras coisas. Agora estou enveredando para os materiais como couro vegetal, couro e outros. Onde eu posso consiguir o manual da minha máquina reta industrial? Que tipo de linha e agulha posso usar para costurar couro vegetal?

    Reply
    1. Singer

      Olá Valmir, tudo bom?
      Nós temos muitos manuais disponíveis no nosso site. Você pode analisar se há similaridade com o seu modelo acessando o link http://www.singer.com.br/manuais-singer. Se tiver dúvida, entre em contato com nosso SAC no telefone 0800 702 2323. O atendimento via 0800 é realizado de segunda a sexta das 08:00h às 18:00h.
      Nós não indicamos a costura em couro. Algumas máquinas mecânicas por trabalharem bem com tecidos mais grossos até podem costurar pequenos apliques de courino (aquele material que imita couro), mas apenas em pequenos apliques. Não indicamos costura de peças inteiras deste material.
      Qualquer dúvida estamos a disposição. Abraços. 😉

      Reply
  4. Camila

    Boa tarde, tenho um stylist 7258t e gostaria de fazer trabalhos (com o ponto reto) utilizando a linha para pesponto na parte de cima da máquina. O problema é que em nenhum armarinho acho esta agulha de pesponto(Topstitching) que vocês indicaram. A de ponto ajour ou a de jeans serviria ? Grata

    Reply
    1. Singer

      Olá, Camila.
      Pedimos, por favor, que entre em contato conosco através do nosso SAC, para que possamos te ajudar melhor. O telefone é 0800 702 2323. O atendimento via 0800 é realizado de segunda a sexta das 8:00h às 18:00h. Abraços, Equipe Singer.

      Reply
  5. Ana Lucia Milanezi

    Tenho uma Singer facilita brilliance 6180 e quebra mto a agulha, principalmente qdo for tecidos mais grossos ou c/ dobras. Estou desanimada c/ essa máquina. Os pontos decorativos pulam pontos. Poderiam me ajudar? Espero uma resposta no meu imail. Obrigada.

    Reply
    1. Singer

      Olá, Ana Lucia.
      Pedimos que entre em contato com nosso SAC, por favor, para nossa equipe lhe ouvir e entender o que ocorre com sua máquina. Ligue para 0800 702 2323. O atendimento via 0800 é realizado de segunda a sexta das 08:00h às 18:00h. Abraços, Equipe Singer 😉

      Reply
  6. Jussara leite

    Ola, estou iniciando na arte do patchwork e quilt, todas as minhas tentativas de quiltar minhas pecas deram erradas, daí a minha pergunta: a maquina singer 7258 é apropriadapara quilting? Tenho tentado com insistência mas os pontos saem muito abertos, o que estou fazendo errado?

    Reply
    1. Singer

      Olá, Jussara.
      Pedimos, por favor, que entre em contato conosco através do nosso SAC, para que possamos te ajudar melhor. O telefone é 0800 702 2323. O atendimento via 0800 é realizado de segunda a sexta das 8:00h às 18:00h. Abraços, Equipe Singer.

      Reply

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.