Saia por aí

24
06
Set 12
50668
Passo a passo

Quem não adora uma roupa nova, né? E a alegria ainda pode ser multiplicada com a resposta aos elogios na ponta da língua: Eu que fiz! Então, vamos aproveitar o feriado, tirar a capa da Singer e seguir atentamente o passo a passo que o Ateliê Rainhas da Costura preparou exclusivamente para vocês, com direito a molde e tudo, para criar uma saia envelope fácil, bonita e super feminina.

Passo 1: Primeiro, dobre o tecido ao meio e risque os moldes conforme abaixo:

Molde A : 1x na dobra do tecido

Molde B: 2 vezes no tecido

Cós: 10 cm de altura x 2,00 m (tam 38)

Então você terá: duas partes detrás da saia, uma mais longa que a outra, e quatro partes da frente, duas mais longas que a outra.

Passo 2: Iniciando a costura: Feche as pences com cuidado. Respeite a medida dela e finalize fininho para não dar defeito na saia.

Passo 3: Vamos fechar as laterais da saia: Junte a frente e as costas das peças superiores e passe uma costura reta pelas laterais (ponto 3,0). Repita o procedimento do outro lado em cada saia (a mais longa e a mais curta).

Passo 4: Agora que você tem a largura da saia pronta, vamos fazer a barra em toda extensão: passe o ferro morno para marcar a barra de 1×1 cm em toda a volta da saia, tanto na barra quanto na lateral.  A parte de cima onde tem as pences não precisa ser costurada ainda.

Passo 5: Hora de sobrepor a saia menor sob a maior, deixando o direito de ambas as partes para cima. Alinhave com cuidado ou coloque alfinetes em toda a extensão. Passe uma costura simples para prender ambos na parte de cima, ou seja, no cós.

Passo 6: Agora é hora de preparar o cós e, com o ferro morno, dobre no meio para marcar o centro da largura e coloque entretela em toda a extensão. Lembre-se, o tamanho da entretela é igual ao tamanho da largura da saia, é necessario deixar a parte onde será dada a volta no corpo, sem entretela para o laço ficar bonito. Coloque o direito do cós no avesso da saia, comece costurando todo o comprimento com 1 cm de margem. Dê retrocesso no início e final da saia. Vire o cós e sobreponha-o no lado direito da saia, pespontando toda a extensão. É importante ter cuidado para o tecido não “correr” e fazer o pesponto na pontinha do cós.

Passo 7: A escolha de colocar renda ou outro detalhe na barra é opcional. Colocamos para, de fato, parecer que uma saia é menor que a outra, pois a estampa estava camuflando essa característica. Costure a renda com linha da cor da estampa do tecido, para não ficar com um pesponto diferente. Pronto,sua saia está pronta para uso.

Passo Final: a saia está pronta. Agora é montar o look e sair por aí!

#FICAADICA:

1) Se você quiser pode molhar o tecido para dar o encolhimento natural. Assim, não terá susto ao usar a saia, lavar e ela encolher.

2) Caso você queira, costure primeiramente esta peça num tecido simples como algodão cru fino, textolen ou algum similar para ver se a saia te serve, se ela é como você gosta de vestir, se consegue costurá-la direitinho. Se gostou, faça outra no tecido definitivo. Vale mais a pena fazer um teste antes para ver se tudo dá certo e depois partir pra peça final. Além de tudo, você terá a experiência de ter costurado esta peça e fará a outra, definitiva, com muito mais acertos.

Versão para impressão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.