https://www.singer.com.br/ponto-reto-como-quando-e-onde-usar/

Ponto reto: como, quando e onde usar?

O ponto reto é o ponto básico e mais utilizado na costura no geral. É ele que une os tecidos, que faz barras, costuras embutidas ou acabamentos. É o primeiro ponto que a gente aprende quando inicia na costura e também o mais utilizado durante o tempo de trabalho com a máquina. Roupas inteiras podem ser feitas no ponto reto. Assim como acessórios, bolsas, capas de almofadas, detalhe numa gola ou jogo americano. Até um vestido de noiva é feito quase completamente num ponto reto. Sapatos e botas também são costuradas no ponto reto (em máquinas específicas para sapatos). 

A formação do ponto acontece quando a máquina tem linha na agulha e também na bobina. Ambas se entrelaçam e formam aquele ponto pontilhado, seguido um a um, formando uma linha reta. É importante manter a regulagem correta da linha para que o ponto seja sempre bem feito, vistoso e bonito.

Ponto reto simples:

Pesponto:

Pesponto são as costuras externas que fazemos com intenção de que a costura fique visível. Ela, além de reforçar a costura, dão um acabamento estético ao trabalho, quando usamos linhas de cores diferentes do tecido ou usamos uma linha mais grossa para dar destaque. O pesponto é feito acima de uma costura anterior, aquela que uniu os tecidos.

A costura reta também é utilizada para prender aviamentos, como renda, sianinhas, galão etc. O ideal é utilizar a linha da cor exata do aviamento, para ficar bem acabado.

Até a próxima!

https://www.singer.com.br/ponto-reto-como-quando-e-onde-usar/