https://www.singer.com.br/barra-invisivel-na-maquina-de-costura/

Barra invisível na máquina de costura

Alguns tipos de calças sociais e de alfaiataria ou vestidos e saias de tecidos mais refinados como seda, organza e musseline pedem uma barra especial: a barra invisível. Fazer uma barra comum, simples (pontos seguidos) não é adequado para esses tecidos, pois a costura sairá marcada demais.

Então, o primeiro passo é definir o tamanho ideal da barra (pernas da calça ou comprimento da saia/vestido e acrescente em média 4cm de tecido para fazer a barra). Passe o zigue-zague em toda a volta do tecido para que ele não desfie posteriormente. Agora, através da marcação do tamanho da barra, vinque a mesma no ferro para que ela se mantenha marcada. Fique atenta à temperatura do ferro para não queimar o tecido, ein! Agora dobre novamente o tecido, deixando cerca de 1cm para fora (a parte que fica de fora é onde foi feito o zigue-zague).

Na máquina: Troque o pé calcador pelo de barra invisível (caso sua máquina não tenha, use o calcador comum. O calcador de barra invisível funciona como guia, mas é possível fazer com o calçador comum também) e selecione o ponto de barra invisível na máquina. Deixe a barra com zigue-zague para fora da direção da agulha e comece a costurar. Finalize com retrocesso para que a barra não desmanche. Repita o processo na outra perna da calça.

Pronto, sua barra ficará dessa maneira. Este exemplo foi feito com linha escura para facilitar a visualização, mas na sua peça a dica é usar uma linha exatamente da cor do tecido.  Agora é mãos à obra e pé na máquina! 😉

https://www.singer.com.br/barra-invisivel-na-maquina-de-costura/