Quer presentear sua mãe de um jeito especial? A artesã e jornalista Madalena Ioneda, do ateliê Damadah, sugere um quadrinho feito com um bastidor de madeira, daqueles utilizados antigamente para bordar, emoldurando o patchwork de tecidos xadrez e com poás, que é certeiro.
A combinação clássica das cores vermelho, branco e preto também agrada sempre, seja qual for o estilo de mãe. E o melhor, nem precisa ser expert na costura para caprichar no acabamento: o truque é lançar mão de pontos decorativos da máquina e fazer um quiltzinho básico no centro do coração. Fica supermoderno!
Material
. 1 bastidor de madeira (os dois aros) com 30 cm de diâmetro
. Tecido de algodão preto com poá miudinho: 1 círculo com 34 cm de diâmetro (utilize giz de costura e o próprio bastidor como guia para riscar o círculo no avesso do tecido)
. Tecido de algodão xadrez vichy branco e preto: 1 quadrado de 21 cm
. Tecido de algodão vermelho com bolinhas brancas um pouquinho maiores que o do preto: 1 quadrado de 17 cm
. Tecido de algodão branco: 1 quadrado de 10 cm
. Manta acrílica R1 fina: 1 quadrado de 10 cm
. Linha de costura branca e vermelha
. Caneta com tinta removível para patchwork
. Cartolina branca
. Cola branca para tecido
. Pincel grosso
. Tesoura
. Alfinetes
. Fita métrica
. Giz de costura
Risque o coração na cartolina e depois no tecido branco.
Corte o coração desenhado no tecido, deixando uma borda de 0,5 cm.
Centralize o quadrado de tecido xadrez no círculo de tecido preto e prenda com alfinetes nas pontas.
Selecione o ponto decorativo que você deseja (o ponto da Singer Confidence Quilter escolhido aqui foi o Entremeio, nº 18, com regulagem mostrada na foto).
Com a linha branca, costure acompanhando a borda do quadrado xadrez, cuidando para deixar o ponto com a mesma aparência nos cantos.
Centralize o quadrado de tecido vermelho sobre o xadrez com os cantos alternados e prenda com alfinetes.
Selecione outro ponto decorativo da máquina (desta vez, o ponto da Singer Confidence Quilter escolhido foi o Caseado Duplo, nº 31, com regulagem mostrada na foto).
Com a linha branca, costure acompanhando a borda do quadrado vermelho, cuidando para deixar o ponto com a mesma aparência nos cantos.
Corte a manta acrílica no formato do coração sem a borda de 0,5 cm.
Centralize o coração sobre o tecido vermelho e prenda com alfinetes ou alinhave. Com a linha vermelha, passe uma costura reta em toda a volta, deixando 0,5 cm de borda. Com a manta virada para baixo, Passe o ferro quente sobre o coração de tecido branco.
Troque a sapatilha de uso geral da máquina pela sapatilha de bordar, rebaixe os dentes da máquina conforme as explicações para quiltar no manual da sua máquina. Com a linha vermelha, faça um quilt livre até preencher completamente o coração. Passe o ferro quente sobre o patchwork, exceto sobre o coração (isso pode tirar o efeito acolchoadinho do quilt).
Encaixe o trabalho entre os dois aros do bastidor e corte as bordas do tecido preto, deixando apenas 2 cm para virar para o avesso.
Passe a cola em todo o aro interno e cole as sobras de tecido em torno dele, pressionando levemente.
Use a imaginação, escolha suas estampas preferidas e capriche na costura. Um presente personalizado feito com amor vai surpreender sua mãe!
Que tal compor uma parede com criações feitas por você? O seu cantinho vai ficar personalizado e aconchegante!
Site Ateliê Damadah: http://loja.damadah.com.br
Facebook Ateliê Damadah: https://www.facebook.com/damadah