Passo a Passo: Transformando uma blusa antiga num bolero romântico

43
21
Mar 12
50664
Passo a passo
Nossas colaboras do Ateliê Rainhas da Costura fizeram um passo a passo especialmente para vocês! Para este primeiro post, foi escolhida a categoria “customização e reforma”. A proposta é transformar uma camisa com modelagem antiguinha num bolero romântico, usando a máquina Singer Facilita Pro. Quer aprender?
Passo 1: Escolha uma camisa antiga, que você não use mais, para a reforma.
Passo 2: Corte a camisa na altura da cintura.
Passo 3: Substitua os botões. Escolha de acordo com o seu estilo, algo que tenha a sua cara e combine com o tecido.

Passo 4: Altere totalmente a manga. Tire todo o excesso de cima da manga, para tirar o “fofo” da blusa. Em seguida, retire a parte debaixo para deixar a manga mais curtinha. Depois, recoloque ela normalmente, sempre prestando atenção se o final da costura encaixa com a lateral da blusa.

Passo 5: Aplicação da renda. Para franzir, regra básica: colocar a máquina no maior ponto (no caso da Facilita, o ponto usado foi na largura 5), dar retrocesso no início da costura e deixar o final da costura sem retrocesso, para poder “puxar” a linha e franzir. É indicado ter duas costuras paralelas para “uma segurar a outra” pois elas quebram. Fiz um tutorial disso no Superzíper, que você pode ver clicando aqui.

Passo 6:  A parte cortada recebeu zigue zague para não desfiar e receber a renda.
Passo 7: Após franzir, costure a renda por cima da blusa (o zigue zague ficou por baixo), no ponto de costura 3.5, dando retrocesso no início e final da costura.
Sua bolerinho está pronto!
Saiba o que você precisa para fazer essa reforma:

Versão para impressão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *