Oportunidades juninas

13
02
Jun 14
315537
Inspiração

Junho chegou e, com ele, as comemorações das festas juninas. Essa tradição que é a cara do Brasil, com mais força nos estados do Nordeste, é uma ótima oportunidade para garantir uma renda extra. Quem costura pode aproveitar as festas de Santo Antônio, São Pedro e São João para criar trabalhos como decoração, customização de roupas ou mesmo criação de trajes completos.

Essa matéria do G1 mostra como essa época é cheia de oportunidades para quem costura.

Mulheres autônomas ganham renda extra no período de festas juninas

Elas se dividem entre a costura e o preparo de comidas típicas.
Segundo uma delas, esta época é considerada a mais rentável do ano.

Mulheres da capital alagoana aproveitam o período de festas juninas para obter uma renda extra. Algumas delas exercem duas atividades, costuram e preparam bolos e canjicas.

Os trajes juninos já começam a tomar conta do ateliê de Sônia Almeida mesmo antes do começo de junho. Ela passa cerca de oito horas por dia em sua pequena empresa montando os acessórios e as roupas e, depois, as vende.

A artesã considera essa época como sendo a mais rentável do ano. E, para ter tantas peças prontas, é preciso começar cedo, logo depois do carnaval. “A procura é muito grande e, achar mão de obra para trabalhar junto é muito difícil”, explica Sônia.

No bairro do Pinheiro, a costureira Benedita Costa altera sua rotina neste período. Ela sai do quarto, onde trabalha fazendo enxovais de bebê e noivas, e vai para a cozinha preparar canjicas e bolos de todos os tipos.

As guloseimas fazem sucesso entre os vizinhos. “Bolo é direto, toda semana compro bastante para mim e para minha família”, fala a vizinha Norma Calheiros.

Com a habilidade na cozinha, Benedita consegue tirar uma boa renda extra. “Sempre saio do sufoco nessa época. Fazendo enxoval eu consigo o suficiente, mas não tanto quanto com as comidas”, diz. Ela explica ainda que para conseguir isso é necessário muito trabalho duro. “Quanto mais trabalho, mais tenho vontade”, completa animada.

Fonte: G1

Versão para impressão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.