Lu Gastal na Maratona MUDE

9
21
Out 16
593727
Singer por aí

capa

A nossa querida Lu Gastal pisou na Maratona MUDE e conta pra gente o que rolou de mais criativo e inspirador por lá!

Na última semana  Porto Alegre sediou uma batalha criativa e uma maratona de palestras e oficinas que formaram um caldeirão de moda, design, inovação e muita informação, evento realizado pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil. A POLIFONIA da moda foi o tema que inspirou o evento e norteou a programação de conteúdo, trazendo diversas vozes para um debate sobre a despadronização de conceitos e rótulos.

Um dos principais momentos, a Batalha Criativa aconteceu ora no corredor central do Barra Shopping Sul, na fábrica conceito instalada no Centro de Eventos do shopping, em 24 horas ininterruptas de criação.

3_maratona_mude_evento_lu-gastal_costura_artesanato

4_maratona_mude_evento_lu-gastal_costura_artesanato (2)

4_maratona_mude_evento_lu-gastal_costura_artesanato (3)

A equipe vencedora da batalha criativa apresentou três protótipos de calçados inspirados na ideia de liberdade, representada pela polifonia das diversas vozes da sociedade brasileira. Para o renomado estilista e mentor da batalha criativa, Dudu Bertholini, todas as equipes saíram vencedoras. Para ele, foi uma decisão difícil, que levou em consideração o tema da polifonia, a brasilidade, a estética e a usabilidade do calçado.

4_maratona_mude_evento_lu-gastal_costura_artesanato (13) 4_maratona_mude_evento_lu-gastal_costura_artesanato (14) 4_maratona_mude_evento_lu-gastal_costura_artesanato (15) 4_maratona_mude_evento_lu-gastal_costura_artesanato (16)

A vida como inspiração

Além da batalha criativa, o evento contou com uma programação intensa de conteúdo, com palestras, oficinas, exposição, discotecagem, ações de live painting e realidade virtual.  Pela arena da Maratona MUDE várias conversas e palestras levaram o público à reflexão de diversos temas do contexto do design/moda/criatividade.

O dia de palestras ainda contou com exposições da designer Juliana Jabour, que destacou sua experiência na área,  da diretora de redação da revista Glamour, Mônica Salgado, que discorreu sobre a importância cada vez maior do engajamento on-line, da consultora de moda e apresentadora Maria Prata, que contou casos ocorridos na sua carreira, e um bate-papo com empreendedores Anthony Nathan (da ÖUS), Vinicius Dapper (de marca homônima) e Vinícius Pinto (da Elef Shoes).

O primeiro dia foi brindado com a realização da quarta edição da Art Battle, vencida pelo artista Celo Pax. 4_maratona_mude_evento_lu-gastal_costura_artesanato (11) 4_maratona_mude_evento_lu-gastal_costura_artesanato (12)

4_maratona_mude_evento_lu-gastal_costura_artesanato (10)

Há 11 anos à frente da redação da Vogue Brasil, Daniela Falcão abriu os trabalhos no segundo dia, contando sobre os bastidores da rotina de uma jornalista de moda de grande veículo. “Você precisa estar em muitos lugares ao mesmo tempo, muitos desfiles, saber fazer a própria maquiagem e dormir 5 horas por noite. É uma boa rotina, mas cansativa”, destacou.

Sandra Boccia, diretora da marca Pequenas Empresas & Grandes Negócios, falou sobre o empreendedorismo, em especial o feminino. “As mulheres ainda sofrem muita discriminação numa sociedade machista. Quando empreendedoras, em muitos casos, têm dupla jornada de trabalho”, destacou. Segundo ela, a mulher tem muitas vantagens sobre os homens quando o assunto é empreendedorismo, mas ainda mistura muito a pessoa física com a jurídica. “É um erro que precisa ser corrigido”, destacou.

Paulo Borges, criador do São Paulo Fashion Week, discorreu com tranquilidade sua experiência em acompanhar o mercado da moda e suas mudanças no decorrer das edições do SPFW. Deixou excelentes tópicos para reflexão da galera que cria e faz: “Misture o que há de diferente! Não adianta ter fórmulas e ideias semelhantes; o desafio atual é quebrar as barreiras, transgredir, mudar. Cada negócio tem seu formato; qual regra pode dizer o que vestir, o que calçar, o que consumir?!?! Avmoda está costurando esse patchwork: atualmente é possível ser tecnológico e ser manual, industrial e artesanal, de massa ou individual; O futuro não é mais planejado a longo prazo, pois a iminência de mudanças é curta. Se você não chegar ao seu resultado é hora de repensar. O sinal é AGORA! See now by now!!!”.

Pra encerrar o evento com chave de ouro, a drag Queen Divina Raio Laser deu uma chuva de purpurinas, alto astral e inspiração pra uma geração que busca, cada vez mais, sua identidade!

Confira algumas fotos dos dias de evento!

1_maratona_mude_evento_lu-gastal_costura_artesanato

2_maratona_mude_evento_lu-gastal_costura_artesanato 4_maratona_mude_evento_lu-gastal_costura_artesanato (4) 4_maratona_mude_evento_lu-gastal_costura_artesanato (5) 4_maratona_mude_evento_lu-gastal_costura_artesanato (6) 4_maratona_mude_evento_lu-gastal_costura_artesanato (7) 4_maratona_mude_evento_lu-gastal_costura_artesanato (8) 4_maratona_mude_evento_lu-gastal_costura_artesanato (9)

Crédito: Abicalçados / Divulgação

Versão para impressão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.