Faça a sua mini toalha de mesa com blocos divertidos

21
10
Fev 14
289598
Passo a passo

Para quem estava com saudades de um passo a passo da Lu Gastal, aqui vai um em que ela ensina a fazer uma mini toalha de mesa com as cores do verão. Prepare a sua Singer e mãos à máquina!

Verão é época de praia, piscina, férias, e por que não, costuras criativas. Mesmo quem não puder sair de casa pra curtir esses momentos gostosos da estação, a dica é aproveitar o clima e produzir novidades pra decorar a casa e seus vários ambientes.

É hora de ousar e reaproveitar materiais que ficam guardados nas caixas de nossos ateliês. Escolha as estampas que mais gostares (usei nessa peça apenas 4 estampas, mas podem ser usadas várias, se os blocos forem repetidos).

O importante é descobrir a diversão de criar diferentes blocos coloridos através da união de 4 faixas de tecidos diferentes. Criatividade em modo ON, e mãos à obra!

Depois, não esqueça de enviar pra gente fotos com seus trabalhos lindos, ok?

 

Beijos, beijos, e boas costuras!

Lu Gastal

 

Mini toalha de mesa com blocos divertidos

 

Passo a passo

– Material

pap singer 1

Escolha 4 estampas de seu gosto para confeccionar essa peça. Eu usei cores bem leves, em tons pastéis, pra harmonizar com decorações de verão.

pap singer 2

– Antes de costurá-las, passe uma a uma.

pap singer 3

– Corte 4 tiras medindo 8 cm X 1,50 m (comprimento do tecido).

pap singer 4

– Alfinete uma tira à outra, deixando direito com direito, para então costurá-las em toda a extensão do tecido. O mesmo procedimento será repetido com as outras 2 estampas de tecidos, em ordem de sua preferência.

pap singer 5

– Ao emendar 4 tiras de tecidos com 8 cm, e descontando a medida já costurada, você terá uma só faixa de tecido medindo, aproximadamente, 28cm pelo comprimento. Passe o ferro novamente no lado avesso da faixa, abrindo as costuras ao meio (esse procedimento facilitará a montagem da peça). Corte 2 quadrados perfeitos (medida 28 X 28cm).

pap singer 6

– Sobreponha-os verticalmente, invertendo as posições. Alfinete e costure ao redor de todo o quadrado (sem deixar costura para desvirar).

pap singer 7

– Risque com lápis seu quadrado do lado avesso, e corte nas duas diagonais, resultando em quatro partes. Apare as arestas.

pap singer 8

– Abra os novos quadrados que surgirão após esse corte, dispondo-os da forma como mais lhe agradar.

Una dois a dois, e posteriormente, uma ambos os blocos duplos, formando um novo quadrado. Após, costure faixas de tecido (preferencialmente liso ou com estampas pequenas) ao redor, e escolha a peça que será criada.

Preparei uma pequena toalha para centro de mesa, porém  tu podes preparar outras peças conforme teu gosto (almofadas ficarão lindas com essa sugestão). A técnica sugerida pode ser repetida em vários blocos, e tu poderás montar colchas lindas.

Use e abuse dos retalhos e faixas de tecidos que sobram de outros trabalhos. A mistura de cores ficará divertida e comporá com graça e ousadia em suas futuras criações!

pap singer peça pronta

 

Versão para impressão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.