Faça a sua boneca Tilda

21
03
Jan 14
263504
Passo a passo

Para quem ainda não fez a sua boneca Tilda Costureira, vamos relembrar o post da Lu Gastal ensinando a fazer a sua.

Boneca Tilda Costureira

Presentão de natal Singer pra artesãs e costureiras que adoram as bonecas Tildas!  Pra quem não conhece, as Tildas são bonecas criadas pela designer norueguesa Tone Finnanger, e adoradas entre mulheres do mundo inteiro. De porte europeu, têm corpo longelínio, no rosto apenas um pontinho nos olhos e bochechas rosadas, e puro charme a cada vestido. Esse molde foi publicado numa revista de autoria da designer, e adaptado para que vocês possam produzir a sua boneca com muito charme!  Use e abuse de adaptações em relação aos tecidos e aos moldes (aumente ou reduza, conforme sua preferência). Os tecidos originalmente usados nos produtos Tilda são importados; a indústria nacional dispõe de excelentes opções em cores e estampas, e existem opções similares às originais.

Durante o 2013, muitas bonecas Tildas serão produzidas no evento Patch Encontro lugastal, que será levado a diversas cidades brasileiras – com apoio da Singer. Fiquem ligadas na agenda pelos blogs Lu Gastal e Minha Singer.

Vamos ao passo a passo!

 

TILDA COSTUREIRA

 SONY DSC

CORPO: risque o molde no tecido do corpo e costure no risco; corte, dando piques nas partes côncavas. Vire a peça, com auxílio de um palito de sushi, e recheie com plumante. (não economize no plumante, pois será necessário rechear bem para o corpo ter firmeza).

SONY DSC

 

PERNAS: risque o molde, costure, dê piques e encha as pernas com plumante (até a medida pontilhada, onde vc passará uma costura, para depois rechear até o final das pernas).

SONY DSC

BRAÇOS: risque o molde, costure, dê piques e encha os braços.

SONY DSC

MONTAGEM: depois de produzir cada uma das partes do corpo, costure os braços e pernas ao mesmo, preferencialmente com pontinhos invisíveis.

SONY DSC

ROSTO: para os olhos, faça dois minúsculos pontos com caneta mícron (permanente) ou tinta de tecido preta (use a ponta de um palito de churrasquinho); cuidando para não borrar enquanto os olhos não estiverem secos. Para as bochechas, passe blush com o auxílio de um pincel chato, ou gis de cera rosa (enrole um retalho de tecido no dedo indicador, passe no giz e suavemente pinte o rosto da boneca).

SONY DSC

SONY DSC

CABELO: prenda 3 alfinetes (um  no centro da cabeça, um em cada orelha) e 3 alfinetes na parte traseira da cabeça. Transpasse a lã de um lado a outro, de forma a preencher a cabeça com cabelo. Faça separadamente dois pequenos pompons (enrole 10 vezes a lã no dedo) e costure cada um na lateral (junto às orelhas).

SONY DSC

VESTIDO: para fazer a “frente única”do vestido, corte um pedaço de tecido medindo 18X8cm, dobre e passe as extremidades, e acomode ao corpo, como se fosse colocar um “top”. Alfinete na cintura.  Para a saia, corte um tecido medindo 30X50cm; costure a lateral, faça bainha, e franza até atingir a medida da cintura. Vista a saia por cima do top, e dê pontos discretos a mão ao redor de toda a cintura, prendendo o top à saia e corpo. Para o cós, corte um pedaço de tecido com 4X16cm, arrematando ao redor da cintura e prendendo com pontinhos invisíveis.

content_singer-blog-post-130117

Pronto! Sua boneca Tilda já está pronta para encantar crianças e adultos!

 

Versão para impressão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. PATRICIA MAGRI

    OLA…ESTOU AMANDO AS TILDAS …RESOLVI FAZER UMA POR CONTA E RISCO RSRSR DESMANCHEI E COSTUREI TANTAS VEZES QUE A COITADINHA PARECIA A NOIVA DO FRANKSTAIN RSRRS MAS CONSEGUI UM NOVO MOLDE E VAI DAR CERTO!! MINHA UNICA DUVIDA E SOBRE COMO COLOCAR O CABELO..VC PASSA ALGUMA COLA PARA ADERENCIA DA LA…BJUS E OBRIGADA!!

    Reply
    1. Singer

      Olá Maria Emilia, tudo bem? Gostaríamos de lhe ajudar, mas não localizamos a publicação. Poderia nos indicar o post que está se referindo ou a data da publicação dele? Pesquisamos e não localizamos. Desde já lhe agradecemos. Abraços.

      Reply

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.