Dicas para costurar moda praia

15
11
Nov 13
252564
Primeiros passos

Quer fazer seus próprios biquínis e maiôs em casa? Pois aqui vão dicas ótimas do portal M de Mulher para quem quer costurar moda praia, contando com conselhos da nossa instrutora querida Lourdes Cavalini.

Máquina

É possível confeccionar peças de moda praia com qualquer máquina de costura reta doméstica, desde que ela tenha a função de ponto zigue-zague.

Agulha

Ponta bola: a mais indicada para tecidos elásticos, rendas e malhas, pois costura de uma forma mais suave, sem correr o risco de puxar fio.

Agulha dupla 3 mm: ela faz o papel da máquina galoneira no acabamento das peças de moda praia.

Elástico

Uma dica para medir o tamanho do elástico a ser usado é dividir a circunferência da cintura e das pernas (lugares onde normalmente são colocados) por quatro e depois multiplicar o resultado por três. Exemplo: Medida de 60 cm da cintura, dividido por 4 = 15 cm. Os 15 cm multiplicado por 3 dá 45 cm. Logo, a medida do elástico será de 45 cm.

O tipo ideal é o chamado “chato”, de espessura média.

O ponto zigue-zague é o apropriado para prender o elástico no avesso do tecido.

dicas-fazer-biquini-01

Fios

Os mais indicados são os de nylon ou poliéster.

“Utilizar o fio específico para overloque na bobina da máquina facilita o processo de costura, pois ele tem bastante elasticidade”, conta Lourdes Cavalini, professora da Singer.

Tecidos

Para a confecção de moda praia indica-se usar materiais com elastano. Já para o forro, prefira composições com poliamida.

Corte e costura

“Corte o molde sob o tecido virado do lado correto da peça. Cortá-lo sob o tecido do avesso pode dar diferença no resultado”, diz Lourdes.

Faça um teste no tecido e verifique a direção em que há maior elasticidade. Ela vai servir de base para o posicionamento da peça no corte. Por exemplo, a parte da cintura é a mais esticada ao ser vestida.

Você pode comprar em lojas especializadas vieses prontos nas cores e estampas de sua preferência. Alguns deles têm as medidas exatas para passar aros na confecção de sutiãs.

 

Fonte: M de Mulher

Versão para impressão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. maria das graças alves

    por gentileza quero comprar uma singer mas preciso de informaçoes ,este modelostylist 7258T…ou a stylist9960 ..elas fazem caseadinho em aplicaçoes? e tanbem trabalham ponto ajur? me ofereçeram a briother e a janome ,pois elas fazem,mas como amo a marca singer ,gostaria de comprar a singer ,se elas fizer o caseadinho e bordar o ponto ajour vou compra-la ,ou entao me indiquem uma da singer que faça ,pois meu forte é costura no geral ,e sei que a singer é bem robusta ,,,e como disse aplicaçoes com caseadinho ,tanbem trabalho com o ajur…..agradeço ..se puderem me ajudar ..um abraço…

    Reply
    1. Singer

      Olá Maria, boa tarde. A melhor máquina é aquela que atende as suas finalidades. Sugerimos que você acesse o nosso site e faça simulacões no filtro de produtos domésticos.
      http://www.singer.com.br/produtos/domesticas/maquinas
      Você também pode clicar no botão comparar e analisar as diferenças entre os nossos produtos.
      Ou escreva suas dúvidas através do Fale Conosco do nosso site pelo link: http://www.singer.com.br/fale-conosco/. Seu e-mail será encaminhado para a respectiva área e em breve você receberá um retorno da nossa Equipe. Ou ligue no nosso SAC no telefone 0800 702 2323. O atendimento via 0800 é realizado de segunda a sexta das 08:00 h às 18:00 h. Abraços.

      Reply

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.