Dicas ótimas para iniciantes

4
22
Out 13
230744
Primeiros passos

Quem está começando no mundo da costura sempre precisa de algumas dicas para ajudar a tornar o aprendizado mais fácil, rápido e eficiente.

Por isso adoramos essas dicas para iniciantes que vimos no Clubinho da Costura. Para quem está começando ou ainda não conhecia alguma das dicas, aqui vai.

Dicas de costura para iniciantes (Por Caroline – Cold Hands, Warm Heart)

“Eu não me considero a melhor no mundo da costura, no entanto, tenho costurado a alguns anos e aprendido algumas coisas neste tempo todo, que sinto pena em não compartilhar.(Nota: Comecei a costurar mais ou menos aos 8 anos quando minha vó me deu uma velha caixa de costura dela. Naquela época, meus projetos de costura consistiam em cortar as pernas dos meus jeans e depois costurar o fundo para fazer uma bolsa de jeans ridiculosamente feia. Eu pensava que era incrível e que aquelas bolsas me tornariam famosa um dia).

Se você é como eu, auto-didata na costura, então você sabe que costurar é um processo gradual que inclui nos depararmos com bocados de informações ao acaso que, ao longo do tempo, melhorarão suas técnicas e nível de habilidade.

Aqui está uma lista de coisas que eu desejaria ter sabido antes e alguns artigos de blogs que me ajudaram ao longo do caminho:

1) A importância de passar e vaporizar seus projetos
Isso é um pouco embaraçoso de admitir e eu realmente não sei bem porquê, mas até cerca de um ano atrás eu sequer tinha ferro de passar. Quando eu trabalhava em um projeto de costura de um tutorial seria apenas pular a parte do ferro, como se fosse só uma recomendação. Não sei se eu pensei que talvez meu noivo começasse a me pedir para passar todas as suas roupas, já que eu tinha um ferro. Que erro eu estava cometendo…Ferros são baratos e não leva muito tempo para passar um projeto. O benefício de quão bonito, profissional e elegante meus projetos pareciam após passar e vaporizar superava imensamente qualquer roupa que eu tenha que passar do meu noivo, já que agora eu tenho um ferro. Agora todas as minhas costuras de junção retas são chapadas porque o tecido não se amontoa e os itens que tem dobradura (como uma carteira que se dobra ao meio ou uma clutch que tem a aba dobrada) ficam fechados mais facilmente. Desde que descobri as maravilhas de passar ferro eu passo o projeto todo do início ao fim, as vezes mais do que posso contar. E para finalizar eu uso a função vapor. Acredite em mim, seus projetos vão ficar com um acabamento muito melhor. Você nunca mais vai querer ficar sem ferro.

2) Entretela…Minha nova melhor amiga
Outro fato embaraçoso é que até poucos meses atrás eu nunca havia usado entretela. Eu realmente não entendia exatamente o que ela era ou qual tipo eu deveria usar para fazer um tutorial em que ela era pedida.
Entretela é um material de estrutura, que dá peso e estabilidade para os seus projetos. Ela vem em dois tipos diferentes: Colante (que tem pequenas bolinhas de cola em um lado, que quando passamos o ferro grudam no lado avesso do tecido) ou Não-colante (o nome já diz tudo). Antes de descobrir a entretela colante, quando um tutorial pedia “entretela” na sua lista de materiais, eu usava somente fibra. Fibra vai funcionar…ok…eu acho. Mas depois que você usa entretela colante você não quer saber de mais nada! Eu amo entretela. Demora um pouco para colar no tecido, é outra coisa para medir e cortar e é mais uma costura…mas é maravilhoso que mesmo que com os contras valha a pena. Eu tenho uma enorme caixa cheia de entretelas dos mais diversos tipos amarradas com elásticos (A blogueira conta qual é a sua entretela favorita e indica alguns tipos, que são conhecidos por outros nomes aqui no Brasil. Nós temos muitos e muitos tipos de entretela, de tecido e de papel. O melhor é ir nas lojas de tecido e sentir o toque delas e pedir indicações para os vendedores sobre qual tipo usar em cada projeto).

3) Usar alfinetes corretamente
Você irá notar que a maioria dos tutoriais dizem “alfinete seu projeto” em algum momento. Eu aprendi ao longo dos anos que se eles dizem para alfinetar, você deve alfinetar. Eu já tentei pular o passo de alfinetar pensando que eu estava apta para segurar meu tecido suficiente firme enquanto costurava e não seriam necessário alfinetes, porém…Com todas as coisas acontecendo enquanto você costura (manter uma velocidade estável no pedal, ter certeza que você está costurando certo, assegurando-se de que os tecidos estão alinhados, sentindo-se como um vesgo olhando para a agulha que sobe e desce, sobe e desce…) São tantas coisas acontecendo e saber que os alfinetes estão segurando seus tecidos alinhados é uma coisa a menos para se preocupar.

4) Invista em um cortador circular, base de corte e régua
Um cortador circular, uma base de corte e uma régua de patchwork vão deixar a sua vida milhões de vezes mais fácil na hora de cortar seu tecido. Suas linhas ficarão retas e você pode cortar várias camadas de tecido ao mesmo tempo. Uma dica de economia de tempo que eu faço é se eu preciso cortar muitos pedaços do mesmo tamanho de diferentes tecidos, eu meço o primeiro pedaço perfeitamente. E então ao invés de ficar medindo cada peça, eu passo ferro meu primeiro pedaço e coloco sobre os outros tecidos, alinho a minha régua na borda e corto ao redor do primeiro pedaço de tecido que cortei primeiramente. Isso poupa tempo de ficar medindo cada pedaço e se você tem certeza que o primeiro pedaço está perfeitamente reto use a régua certificando-se de que está cortando bem na borda e terá o mesmo resultado que se cortasse cada pedaço separadamente.

 

Fonte: Clubinho da Costura

Versão para impressão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Roseli

    Oi! Bom Dia! Comprei minha Singer 7258 Stylist2 estou aguardando? Gostaria de saber se vc não tem um manual explicativo com os pontos dela? estou muito ansiosa começar a pintar e bordar com a minha ksksksksksksks Beijos até!!!!!!!!!

    Reply
  2. ruth sheyla magalhaes

    comprei a maquina facilita pro e soube que voces dao aulas para conhecermos todos os pontos, como mexer,o que tenho de variedades. gostaria de saber como me inscrever

    Reply
    1. Singer

      Olá Ruth, boa tarde!

      A Singer não oferece cursos de manejo, porém muitos de seus postos autorizados, no caso, revendas autorizadas Singer, realizam este trabalho. Não temos acesso à disponibilidade dos cursos, horários e datas, ou valores.

      Busque os postos mais próximos através do link abaixo, e se informe dos cursos que estão oferecendo:
      http://www.singer.com.br/assistencia-tecnica/

      Sugerimos também que acesse, pela internet, blogs de costura que possuem muitas dicas para quem utiliza máquinas de costura, além de consultar o manual de instruções. Normalmente, consumidoras buscam vídeos na internet, com dicas de manuseio.

      Se ainda tiver alguma dúvida, ligue para o SAC 0800 702 2323. O atendimento via 0800 é realizado de segunda a sexta das 08:00 h às 18:00 h
      Abraços.

      Reply

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.