Como limpar e lubrificar a sua tesoura

18
15
Ago 14
332893
Passo a passo

Quer saber como limpar e lubrificar sua tesoura? Este post especial do Clubinho da Costura traz dicas incríveis para você.

Há quanto tempo você não demonstra um pouco de amor pela sua tesoura? (Dica: se você não consegue se lembrar, é porque faz tempo)

Tesouras sujas, duras e mal cuidadas podem causar dores nas mãos, cortes imprecisos e altos custos de reposição. Felizmente, é muito fácil manter as suas tesouras favoritas em bom estado para o trabalho e tudo que precisamos é de um pano macio e um pouco de óleo (quero dizer, porque desperdiçar dinheiro em novas tesouras se você pode cuidar das suas? Lembra daquelas tesouras antigas super poderosas que a sua vó usava desde sempre? Eis o poder da manutenção!).

scissor_care_01_tzom

Materiais:
Óleo para máquina de costura ou algum óleo próprio para tesouras (não tenho certeza se encontramos óleos específicos para tesoura aqui no Brasil);
Pano de limpeza macio;
Chave de fenda (para ajustar a lâmina, quando a tesoura está muito dura).

Passo 1: Limpe a sua tesoura:
Usando um pano macio e seco (pode ser aqueles estilo flanela) limpe a sua tesoura, removendo toda a sujeita ou fiapos das pás, punhos e em torno do pivô (O pivô é o lugar onde as duas lâminas estão conectadas, geralmente por um parafuso). Certifique-se de abrir e fechar um pouco a tesoura durante o processo de limpeza para ter certeza que você alcançou todas as áreas onde a poeira e a sujeira podem se acumular.

Passo 2: Lubrifique:

scissor_care_02_tzom

Abra a sua tesoura e coloque algumas gotas de óleo de máquina de uso doméstico ou óleo para tesouras no pivô entre as lâminas e nas laterais da frente e trás do parafuso de ajuste (confira na imagem acima). Depois de aplicar o óleo, abra e feche a tesoura várias vezes até as lâminas se moverem suavemente. Adicione mais óleo, se necessário.

Uma vez que o óleo tenha sido aplicado, use um pano seco para limpar o excesso. Se você vive em um clima propenso a ferrugem, você também pode aplicar uma pequena quantidade de óleo ao longo das lâminas para proteger o metal quando a tesoura não estiver em uso.
Dica: Se você lubrificar as lâminas, tenha sempre por perto um pano seco, para limpar a tesoura antes de usar, evitando manchas no tecido.

Passo 3: Ajuste a sua tesoura:
A maioria das tesouras pode ser ajustada apertando ou soltando o parafuso pivô, com uma chave de fenda.
Lembre-se de que a tesoura deve abrir e fechar facilmente, sem machucar as mãos, e sem ficar tão solta que as lâminas não tenham contato. O movimento do corte deve ser sempre suave, mas firme.

Passo 4: Afiação:
Pela quantidade diferente de lâminas que existem e os tipos diferentes de tesoura para cada especialidade, acho que vale a pena levar as tesouras a um afiador pelo menos uma vez por ano, quando você começar a sentir que as lâminas estão começando a cortar mal. Lembre-se de levar para um afiador de qualidade, para ter certeza que a afiação ficará adequada à sua tesoura.

Com que frequência você deve limpar e lubrificar as suas tesouras?
Se você é um artesão de final de semana ou só por hobby, pode criar o hábito de limpar suas tesouras sempre antes de começar um projeto, já que a tesoura fica sem uso por um tempo. Mas se você tem uma empresa que precisa muito das tesouras, pode querer limpá-las e lubrificá-las com mais frequência, seja semanalmente ou até diariamente. Uma vez que você se acostumar a usar tesouras bem conservadas, você certamente será capaz de decidir qual é a melhor frequência para cuidar da sua tesoura.

Então, o que você está esperando? Leva apenas alguns minutos de trabalho e você começa a semana com tesouras praticamente novas! – Suas mãos e seus projetos agradecem!

Fonte: Clubinho da Costura

Versão para impressão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Singer

      Olá Tereza, tudo bem?
      Todas as nossas máquinas possuem o ponto reto e é possível bordar com bastidor, tanto as máquinas da linha mecânica como as eletrônicas. Se deseja maior variação de pontos, sugerimos as do segmento eletrônico.

      Visite nosso site, pois há como consultar a ficha técnica, manual das máquinas e ainda fazer escolhas dos trabalhos que pretende realizar. Conheça as máquinas indicadas acessando: http://www.singer.com.br/produtos/domesticas/maquinas

      E se ainda restarem dúvidas, faça contato com nosso SAC 0800-702-2323 (de segunda a sexta) das 8:00 h às 18h. Ou através do Fale Conosco do nosso site pelo link: http://www.singer.com.br/fale-conosco/. Seu e-mail será encaminhado para a respectiva área e em breve você receberá um retorno da nossa Equipe. Obrigado!

      Reply
  1. maria jose da silva

    Boa tarde, gostaria de saber qual a sapatilha que devo usar, para fazer acabamento (festone), tambem para rechilê
    Minha singer é Pret-a-Porter
    Qbrigado
    Att. Maria jose

    Reply
    1. Singer

      Olá Maria José, boa noite!

      Para que possamos ajudá-la com esta informação, entre em contato com nosso SAC no telefone
      0800 702 2323.
      O atendimento via 0800 é realizado de segunda a sexta das 08:00h às 18:00 h
      Ou escreva suas dúvidas através do Fale Conosco do nosso site pelo link: http://www.singer.com.br/fale-conosco/. Nossa equipe receberá seu email e em breve vão lhe orientar. Obrigado!

      Reply
  2. Sylvia de Oliveira

    Boa tarde! por gentileza ,necessito de orientação p/trabalhar c/calcador que direciona bainha.
    Pois,não sei c/passar o tecido pelo calcador, se for possível postar um vídeo como se faz ,desde já agradeço atenção.

    Reply
    1. Singer

      Olá Sylvia. Boa tarde!

      Não sabemos se já conhece, mas temos um canal da Singer no youtube com vários vídeos que elaboramos carinhosamente para vocês (Escolha sua máquina, Dicas de Manutenção, Ultralock 14SH, Agulhas, Dicas de acessórios e outros). Aproveite o conteúdo de cada um deles -> aqui: http://www.youtube.com/user/minhasinger/videos.
      Se continuar com dúvidas, escreva através do Fale Conosco do nosso site pelo link: http://www.singer.com.br/fale-conosco/. Seu e-mail será encaminhado para a respectiva área e em breve você receberá um retorno da nossa Equipe. Ou ligue no nosso SAC no telefone 0800 702 2323. O atendimento via 0800 é realizado de segunda a sexta das 08:00 h às 18:00 h. Abraços.

      Reply

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.