7 erros para evitar na sua costura

50
14
Jan 18
659312
Primeiros passos

A dica de hoje vai para todas artesãs (iniciantes ou não). Todos podem evitar erros na sua costura e deixar a peça cada vez mais com um acabamento profissional, com isso vamos listar alguns erros que você pode estar cometendo sem perceber, ou até mesmo por ser um hábito que você não sabia que poderia evitar. Vamos lá?

1- Não cortar corretamente a peça conforme o molde

O primeiro erro e um dos mais importantes quando você começa a criar uma peça, é não cortar corretamente o tecido conforme o molde.

Isso acontece normalmente quando estamos com pressa ou até mesmo um desvio de atenção. Esse tipo de erro faz com que a peça fique do tamanho incorreto e com lados desalinhados, além do acabamento incorreto. Por isso, recomendamos que dê uma atenção especial para esse momento, pois é um detalhe que fará toda a diferença depois.

 

2- Não comprar a quantidade correta de tecidos

Muitas vezes pensamos que podemos economizar utilizando alguns centímetros a menos de tecido mas esse é um erro bem comum e que muitas vezes não dá muito certo, além de as vezes também ser necessário utilizar um pouco de tecido para alguns erros e falhas.

Por isso, recomendamos que neste caso você sempre peque pelo excesso e não pela falta. É muito melhor sobrar um pouco de tecido do que ficar faltando e você não conseguir terminar o seu projeto.

 

3- Não respeitar o tipo de tecido recomendado para a peça

Muitas pessoas pensam que ao começar a fazer uma peça devem considerar a escolha do tecido com base nos seus gostos e preferências. Mas na verdade, o tipo do tecido para se ter o acabamento desejado é muito importante, pois dependendo do tecido, você terá resultados diferentes do esperado, já que cada tecido possui uma espessura e caimento diferente.

 

4- Não transferir as marcações do molde

Muitos olham para o molde e pensam que certas marcações não são necessárias e acabam ignorando algumas medidas ou simplesmente esquecendo. Mas todas as marcações do molde são importantes e se você irá segui-lo, precisa fazer corretamente, ou irá perceber depois que aquela marcação era bem importante para a finalização e montagem da peça.

 

5- Não passar o ferro no tecido para abrir a costura

Esse passo parece ser bem inofensivo, mas ele faz toda a diferença, tanto para facilitar a costura, quanto para realizar um acabamento mais preciso. Não subestime a ajuda do ferro. 😉

 

6- Não fazer o acabamento interno da peça

Muitas pessoas pensam “ninguém vai ver essa parte, não precisa de costura”, mas ao contrário do que muitos pensam, é preciso ter muito cuidado com a costura interna da peça, pois se não for realizada corretamente, a peça não terá durabilidade e nem qualidade, dando uma percepção amadora para o trabalho.

A máquina overloque Singer ajuda bastante nessa parte, pois realiza diversos pontos para deixar o acabamento da peça com um efeito profissional.

7- Não utilizar a agulha correta

Você sabia que não utilizar a agulha correta pode prejudicar o desempenho da sua máquina? Pois é, a escolha da agulha correta para costurar determinados tecidos é extremamente importante, tanto para garantir o bom acabamento da peça, quanto para não danificar a máquina de costura. Além disso, o tempo de uso recomendado das agulhas é de 10 horas, pois com o tempo e atrito entre agulha e tecido, a ponta da agulha perde o fio e o ponto não fica perfeito.

 

Gostou das dicas? Agora você já sabe que erros não cometer na sua costura. Lembra de mais algum erro comum que não citamos aqui? Deixe nos comentários! 😉

Versão para impressão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *